Este Brazil Conhecido lá fora, ainda não é o Brasil de todos nós!
HOME  Quem somos Sede  Respontismo Governo  Notícias  Pesquisar  Doe Fale Conosco

 
INFORME-SE
Meio ambiente
Florestas
Rios
Nascentes
Lagos
Riachos
Água
Aquíferos
Animais
Insetos
Mares
Praias
Dunas de Areias
Desertos do Brasil
Matas ciliares
Sustentabilidade
Agro-tóxicos
Lixo
Insumos
Transgênicos
Biodiversidade
Leis Ambientais
Asfaltos ecológicos
Pesquisa animais
Saúde Animal
Índios
Estilo de Vida
 
 
 
GOVERNO CIVIL
Onde político não entra

 

DUNAS DE AREIA

Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho, pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slack, ou seja, dunas são montes de areia formados pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e com o tempo viram dunas. Em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento).




As dunas de areia é a principal defesa da fúria do mar, quase todo nosso litoral esta praticamente desprovida das dunas de areia, pela ignorância no assunto, os governos achavam melhor usá-las para construir belas casas de praia. Bem, agora estas casas o mar esta levando. Culpa do povo? Não, culpa de um governo ultrapassado e desprovido de inteligência ambiental.

As dunas impedem o avanço do mar, protege a costa marítima, protege a desova dos peixes, protege fauna e flora marinha, protege principalmente os sensíveis corais diminuindo a corrente marítima no chamado quebra-onda, entre infinitas utilidades desconhecidas pelos humanos.
 
A imagem da foto acima são raras no Brasil. E continuam sendo levadas por carroceiros e prefeituras, as leis são desrespeitadas pelas próprias pessoas que a fizeram.
 
Informações de Tipos de dunas de areia

Dentre as diversas formas de deposição de sedimentos eólicos atuais destacam-se as dunas. Associam-se a elas feições sedimentares tais como estratificação cruzada e marcas onduladas que, no entanto, não são exclusivas de construções sedimentares eólicas.
 
Existem duas principais classificações para as dunas: uma considerando o seu aspecto como parte do relevo (morfologia), e a outra considerando a forma pela qual os grãos de areia dispõem em seu interior (estrutura interna). A classificação baseada na estrutura interna das dunas leva em consideração a sua dinâmica de formação, sendo reconhecidos dois tipos: as dunas estacionárias e as dunas migratórias. Algumas dunas acabam por se transformar em formações consolidadas, as chamadas dunas fósseis.

Dunas estacionárias

Dunas de Genipabu em Natal/RN.

Lençóis Maranhenses no Maranhão. Na construção da duna, os grãos de areia (geralmente quartzo) vão se agrupando de acordo com o sentido preferencial do vento, formando acumulações geralmente assimétricas, que podem atingir várias centenas de metros de altura e muitos quilômetros de comprimento.
 
A parte da duna que recebe o vento (barlavento) possui inclinação baixa, de 5 a 15° normalmente, enquanto a outra face (sotavento), protegida do vento, é bem mais íngreme, com inclinação de 20 a 35°. Essa assimetria resulta da atuação da gravidade sobre a pilha crescente de areia solta.
 
Quando os flancos da pilha excedem um determinado ângulo (entre 20 e 35°, dependendo do grau de coesão entre as partículas) a força da gravidade supera o ângulo de atrito entre os grãos, e em vez de se acumularem no flanco da duna, os grãos rolam declives abaixo e o flanco tende a desmoronar até atingir um perfil estável.

 
Mais sobre dunas

Nas dunas estacionárias a areia deposita-se em camadas que acompanham o perfil da duna. Deste modo, sucessivas camadas vão se depositando sobre a superfície do terreno com o soprar do vento carregado de partículas, partindo de barlavento em direção a sotavento, criando uma estrutura interna estratificada.
 
Embora a sotavento da duna ocorra forte turbulência gerada pela passagem do vento, os grãos de areia permanecem agregados aos estratos em formação, o que tende a impedir o movimento da duna. Estas dunas ficam imóveis por diversos fatores, tais como aumento de umidade, que aglutina os grãos pela tensão superficial da água, obstáculos internos (blocos de rocha, troncos, etc.) ou desenvolvimento de vegetação associada à duna.

Dunas migratórias

À semelhança das dunas estacionárias, o transporte dos grãos nas dunas migratórias segue inicialmente o ângulo do barlavento, depositando-se em seguida, no sotavento, onde há forte turbulência. Desta forma os grãos na base do barlavento migram até o sotavento. Esse deslocamento contínuo causa a migração de todo o corpo da duna.

A migração de dunas ocasiona problemas de soterramento e de assoreamento. Vale lembrar que, devido ao fato de mobilidade causada pelos ventos, dunas jamais poderão servir de arcos de fronteiras.

Dunas fósseis

As dunas fósseis, também conhecidas como dunas consolidadas ou paleodunas corresponde a um estádio do processo de evolução da areia solta para a rocha arenito, processo que dura milhares de anos. Ao longo do tempo, a ação de um cimento calcário (proveniente da dissolução dos fragmentos de conchas que compõem a areia) ou argiloso provoca a aglutinação progressiva dos grãos de areia, originando a duna consolidada.

Existe menos de 2% das dunas de areia em nossa enorme extensão praiana, mas mesmo protegidas, continuam a desaparecer, fomentada pela especulação imobiliária e descaso administrativo.

As prefeituras já eliminou quase 98.9% das dunas brasileiras, falta pouco para sua extinção. Apoie quem conhece a importância das dunas de areia, venha para o (SFB).

Temos uma ideia, ela pode recuperar as dunas novamente.
 


OBS: A INTENÇÃO DA (SFB) É TORNAR O BRASIL LIVRE, HUMANO E PROSPERO, PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE VOCÊ DE SUA SUGESTÃO, CRITICA OU APENAS SEU APOIO NO (Fale conosco). SE ACHAR ESTA MATÉRIA FORA DE SUA PERSPECTIVA, VOCÊ TAMBÉM PODE MELHORA-LA E AMPLIAR O ASSUNTO DE NOSSA PROPOSTA, É MUITO IMPORTANTE O (SEU E-MAIL) SE DESEJA TRANSFORMAR SEU SONHO EM REALIDADE.



Copyright © 1999. (SFB) Todos os direitos reservado. Revisado em: